Ir para primeira página (clique)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gordura abdominal pode ajudar a espalhar câncer de ovário


Proteína presente no tecido adiposo seria capaz de ‘atrair’ as células do câncer, ajudando a espalhar o tumor. Outros tumores podem sofrer a mesma influência.

Células responsáveis por armazenar gordura na região do estômago e dos intestinos podem se tornar um reservatório de nutrientes que ajuda no crescimento do câncer de ovário, segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Chicago. A pesquisa foi divulgada na revista científica Nature Medicine.
Fonte: Veja Online

Anvisa faz alerta aos médicos sobre risco de pílula


Estudos internacionais mostram que anticoncepcionais com menos reações adversas triplicam incidência de trombose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga nesta segunda-feira (31) um alerta sobre os possíveis efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais combinadas (COCs), sendo as mais conhecidas no mercado a Yaz e a Yasmin.
A medida foi tomada após um novo estudo internacional reforçar que os anticoncepcionais que contêm o hormônio drospirenona aumentam em até três vezes o risco de trombose venosa entre as usuárias. Em nota, a fabricante destes medicamentos, o laboratório Bayer, informou que tem conhecimento da nova pesquisa, mas que ainda analisa os resultados para comentá-los
Leia mais (clique)
Fonte: Portal IG

sábado, 29 de outubro de 2011

Aspirina diminui incidência de câncer colorretal em até 60%


Tomar aspirina diariamente e por longos períodos diminuem em cerca de 60% a incidência de câncer colorretal em pessoas com risco hereditário de desenvolver a doença, noticiou esta sexta-feira a revista científica The Lancet.
As conclusões partiram de um estudo feito com pacientes que sofrem de síndrome de Lynch, uma falha genética vinculada com o reparo celular que provoca câncer colo-retal e de outros tipos. A síndrome de Lynch ocorre em uma entre mil pessoas e responde por cerca de um em 30 casos de câncer de intestino. Leia mais (clique)
Fonte: Portal Terra.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Drogas que baixam pressão ajudam a prevenir a cirurgia cardíaca de troca de válvula

 O uso de medicamentos normalmente receitados para controle de hipertensão pode substituir a cirurgia e reduzir o risco de mortalidade em pessoas com estreitamento da aorta, por calcificação. Pesquisadores canadenses, liderados pelo professor Philippe Pibarot, da Laval University e presidente de pesquisas em doenças da válvula do coração do Quebec Heart & Lung Institute, fizeram uma exposição da descoberta no Congresso Canadense de Cardiologia. O estreitamento da aorta é a condição responsável por algo entre 10 mil e 15 mil mortes na América do Norte todo ano, e por cerca de 80 mil cirurgias cardíacas anualmente.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ (clique) 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Descoberta minimiza reentupimento de artérias em pacientes que fizeram angioplastia

Pesquisadores da Universidade de Loyola, em Chicago, nos Estados Unidos, descobriram que duas proteínas podem ser inseridas no organismo das pessoas no início da cirurgia e evitar esse problema. O estudo foi publicado na versão on-line da revista Arteriosclerosis, thrombosis and vascular biology, da Assossiação Americana do Coração.
Leia a matéria completa(clique)
Fonte: EM 

sábado, 22 de outubro de 2011

As causas do envelhecimento precoce e como combatê-las


Especialista dá dicas de hábitos e tratamentos que ajudam a retardar o aparecimento das marcas de expressão.

São Paulo – Você parece ter a idade que tem? Dependendo de seus hábitos ecomportamentos, sua pele pode denunciar uma idade mais avançada do que a real. De acordo com a médica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Roseli Andrade, o excesso de exposição ao sol, o hábito de fumar, pouca ingestão de água, má alimentação e dormir pouco são os piores vilões no processo de envelhecimento.
Leia a matéria completa (clique)

Fonte: Época

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O homem que venceu as doenças do coração na Finlândia


Investindo em prevenção, o pesquisador Pekka Puska conseguiu aumentar em dez anos a expectativa de vida dos finlandeses e reduzir em 80% as taxas de mortalidade por doenças do coração no país.

Em 1972, mais de 90% da população da Finlândia passava manteiga no pão. No mesmo período, mais da metade dos homens eram fumantes. Era também nessa época que os finlandeses acumulavam os piores índices de mortalidade por doenças cardiovasculares no mundo inteiro. Um projeto liderado pelo professor finlandês Pekka Puska, contudo, ajudou a mudar o destino de toda a nação — que hoje, 39 anos depois, se tornou uma das principais referências de saúde pública e qualidade de vida para o resto do mundo. Atualmente, apenas 5% dos finlandeses ainda passam manteiga no pão e somente 20% das pessoas fumam todos os dias. Assim como a manteiga e o cigarro, o consumo de sal foi significativamente reduzido e as pessoas passaram a usar ingredientes mais saudáveis para cozinhar.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DIETA RICA EM CÁLCIO PREVINE OSTEOPOROSE APÓS 50.


Pelo menos dez milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, a perda gradual de massa óssea a partir da meia idade e que atinge principalmente as mulheres depois da menopausa. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose, uma em cada três mulheres acima de 50 anos tem a doença. E de cada três pessoas que sofreram fratura no quadril, uma tem osteoporose. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose, sendo que 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência dessas fraturas. Amanhã é o Dia Mundial da Osteoporose e os médicos alertam para os cuidados com prevenção e diagnóstico precoce.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ENEM NO ESTADÃO.


PORTUGUÊS


INGLÊS


ESPANHOL


MATEMÁTICA


GEOGRAFIA


HISTÓRIA


BIOLOGIA


QUÍMICA


FÍSICA