Ir para primeira página (clique)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Faça uma visita à Plön pela câmera de Wolfgang Drews.

Amigas e amigos,

vocês todos me ajudaram muito na procura de rastos da minha infância. Eu achei tanta coisa e por isso sou-lhes muito grata – também descobri novamente o “meu Brasil”. Viajei virtualmente no ziguezague por Minas Gerais e consegui ver muito. Cheguei à conhecer a paisagem linda e as cidades encantadoras. Descobri tudo de novo com olhos de uma adulta. Alguns de vocês me ajudaram, contando-me algo em relação à vários lugares. Ao mesmo tempo perguntaram-me:
“_Renate, você não poderia contar-nos alguma coisa sobre a localidade onde você vive?” – Claro que realizo este pedido com prazer. Então dê uma olhadela em uma cidade alemã vocês já viram aqui. Vocês a acham no YouTube: “Mainz21” ou “GaivotaX”.

Agora eu estou justamente – por causa de uma outra coisa – pronta para um clip sobre “o Cambuquira” obra do meu esposo. E, eu ofereço-lhes (o clip naturalmente) de presente.

A cidadezinha (vídeo) se chama "Plön“, localizada no Norte da Alemanha, pertinho do limite ao gelo, tem cerca de 11.000 habitantes e é verdadeiramente de importância somente local. Dinheiro a cidade não tem, falta-lhe a indústria, para isto ela também não tem lugar, pois é cercada por 7 lagos grandes e pequenos, quais não deixam-lhe espaco para a indústria . Felizmente – podemos dizer – pois lhe é assim possível de guardar seu “Encanto Medieval”, que puxa admiração dos turistas das gerações mais idosas. Porém não tem comparação em relação à todas as cidadezinhas com maior história mais ao sul da Alemanha. Enquanto as pessoas aqui no norte ainda corriam atrás dos javalis no mato, já florescia lá no sul a cultura e o comércio. Toda a região nossa em Plön e seu redor foi civilizada primeiramente bem antes do ano 1.000 d.C.
Agora: as fotos resultaram de um dia de primavera no último ano, quando os “oldies” (mais velhos) de Plön tinham o fim de semanas deles e estavam todos na rua.- Vejam só o relógio da pequena igreja (Johanniskirche) antiga, do século 17. Vocês percebem aí alguma coisa? E se sim, como podem explicar esta coisa misteriosa?

Se vocês querem, eu continuo. Pois gosto muito de viajar, interesso-me por culturas e mentalidades diferentes das pessoas e por outras paisagens. Pois vocês sabem: cada país tem seu próprio carater. Eu conheço um pouco do Brasil, e assim eu aproximo-lhes um pouco da Europa, especialmente da Alemanha. OK? – Naturalmente seria uma maravilha, se vocês também tomassem a câmera para tirar algumas fotos dos lugares onde vocês justamente estão para colocar no YouTube. É coisa simples – existe software, que não custa nada e que praticamente faz todo o trabalho para vocês. – Talvez já tem um ou outro de vocês com uma ideia dessas? Isso seria ótimo!

Renate Drews

Veja o vídeo de Wolfang und Renate Drews abaixo

Comentário do blog:

Vejam que na Alemanha,país do primeiro mundo, dão valor ao patrimônio histórico, coisa que deveria ser copiado em nossa cidade e que infelizmente não acontece.
Aproveito o ensejo para chamar a atenção para o atual estado da Casa de Lahmeyer e do Hotel Elite, últimas relíquias da arquitetura antiga ainda de pé,identidade cultural de nossa história e de nosso povo. Boa vontade não depende de que o "dinheiro caia do céu!".