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quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A ÁGUA DA COPA.

Cambuquira é um lugar privilegiado com tantas fontes gasosas que existe até algum desprezo por algumas nascentes. E, pela abundância dessas águas é impossível que a existência delas não tenha sido notada pelos antigos proprietários dessas terras.

A história das águas de Cambuquira remonta aos tempos quando o lugar ainda era a Fazenda Bela Vista de propriedade de
José da Silva Leme, baependiano que se casara com Rosa Maria Goulart, e adquiriu essas terras por compra ou por herança de sua esposa.
Naqueles tempos, devido a abundância de água do local, provavelmente algumas das fontes do brejal da Colina dos Três Cavalinhos, hoje Figueira, já eram de conhecimento dos seus proprietários.

Mesmo perto da sede, onde hoje está a rodoviária e em área que acompanha o córrego que corta a cidade hoje, diversas minas de água mineral nasciam borbulhantes. Nas terras de um dos filhos de Vicente, no lugar chamado Taquaral entre Três Corações e Cambuquira, uma ou mais nascentes jorram gasosas desde aqueles tempos. Sem contar que no lado oposto a face da Santa Quitéria existe um grande lençol que talvez se ligue sob o subsolo ao grande manancial privilegiado, cuja Fonte do Dico é a maior prova.

A história escrita e passada por oficial nos amarra às descobertas das águas virtuosas de Lambari. Mas, ninguém sabe realmente como e quando isso aconteceu por aqui embora teimam em nos passar uma lenda folclórica de um escravo, atribuindo-lhe a proeza da descoberta, o que não acredito.Mesmo por que, embora não se diga, existe alguma e provável chance de que os bandeirantes estiveram por aqui a procura de ouro e talvez estes tenham realmente descoberto as fontes do grande brejal onde hoje são o parque das águas e o estádio municipal. Essa tese se reforça no próprio nome do bairro anexo, Lavra e a enorme cratera que por muito tempo foi chamada de “Buracão” de onde se extraia ouro até no começo do século XX, conforme contavam os mais velhos.

A própria vinda dos antigos proprietários da citada fazenda,descendentes de bandeirantes paulistas das família Leme, Bicudo e Cunha Gago, reforça a tese da presença de exploradores em busca de ouro.

Este deveria ser o primeiro capítulo de nossa história.

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Drs. Manoel Brandão e seu pai Thomé Brandão editaram o livro “Cambuquira Estância Hidromineral e Climática”, com base em pequena publicação de autoria de Dr. Thomé datada de 1922 com novos tópicos.
Nessa publicação dá-se ao
Vereador Midões a obra mais importante em benefício do lugar.
O Comendador Inácio Gomes Midões mandou melhorar as estradas de acesso ao lugarejo que apontava precariamente já em 1934 bastante procurada pelos forasteiros à procura da águas que já se tornavam famosas como alternativa para tratamento de diversos males do estômago, pele e até de outras para as quais não se tinha tratamento médico.
No final do Século XIX a cidade já contava com diversas algumas ruas, casas de alvenaria, algumas hospedarias e algum comércio que substituiram os primeiros barracos que surgiram tão logo a notícia da água se espalhou até à sede do Império, quando desesperados chegavam até o local ainda sem condições de recebê-los à cavalo, liteiras e até a pé como as atuais romarias para um lugar santo.
Em 1894 a pequena vila recebeu o primeiro comboio da Estrada de Ferro Muzambinho, o que com certeza consolidou definitivamente a sua transformação futura no município de Cambuquira, iniciando logo mais a exportação das águas que já naquela época já estavam a cargo do francês
Charles Berthaud, vindo de Aix-Les-Bains (Savoia), naquele tempo recem contratado pela Cia União Industrial dos Esaos do Brasil.
Esse químico francês, que parece ter se dedicado também à medicina especial que se implantava na cidade, estudou e classificou cada uma das fontes do Parque das Águas.
Na sua residência na colina sul da vila, ele tinha um laboratório onde trabalhou Honória da Silva Lemes, provável descendente dos primeiros donos daquelas terras, um amplo pomar com espécies aclimatadas além de inúmeras plantas medicinais. Para não poluir o meio ambiente, Berthaud construiu uma série de fossa cépticas que existiam até nos anos 70 nos terrenos do Bairro Carioca, infelizmente destruídas com a bela e imponente residência, fato esse que considero o maior crime contra o patrimônio histórico da cidade.Mas, isso é outra história que o
blog de Cambuquira tenta contar às novas gerações.

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Pelo Decreto 2.528 de 12 de maio de 1909 efetiva-se a criação do município de Cambuquira com a criação da prefeitura e nomeação do seu primeiro prefeito Dr. Raul de Noronha Sá, iniciando-se com este a verdadeira implantação de uma cidade que, através de sua administração se transformava numa das primeiras cidades parcialmente planejadas do Brasil. Paralelamente, cresceu o comércio das águas que chegaram aos mais distantes do país, inclusive nordeste, além de S.Paulo e Rio de Janeiro. Fato esse que ganhou maior impulso com a passagem temporária da exploração para prefeitura quando inciou a exportação, conforme conta Manoel Brandão no seu livro, de 2027 caixas de 48 meio litros de água mineral engarrafada diretamente nas fontes sem nenhum aditivo químico como é comum hoje em outras marcas. Mas, essa concessão proviória acabou, passando a exploração e comércio ao controle do Estado de Minas Gerais, que nos 80 anos seguintes firmou contrato com várias empresas, entre elas a Hidrominas do próprio governo, substituída por um longo período pela Superáguas, empresa do Grupo Supergasbrás. Na década de 90, a esta última empresa encerrou as suas atividades nas três estância da Mantiqueira, ficando as cidades à espera de uma definição por parte da administração estadual. Agora, com a criação de uma subsidiária da empresa COPASA, Cambuquira volta às mesas dos consumidores brasileiros.

Por que ser a Água da Copa em 2014?

As águas de Cambuquira, sem desmerecer as demais, apesar de ter sido deixada praticamente em segundo plano pelas empresas exploradoras que investiram mais no nome da mais antiga explorada em detrimento das demais, ganhou classificação de destaque na antiga revista Vip/Exame, quando uma comissão deu destaque a nossa GASOSA com 82.9 pontos na classificação, seguida da gasosa Caxambu,Lindoia, Highland(Escócia), Perrier (França), ....entre outras, com a liderança Ty Nant do País de Galles (sem vasão comercial atualmente).

Essa classificação foi o passaporte para o lançamento desta campanha que tem outros objetivos, além de lançar nossa água no mercado nacional e internacional através da empresa do Governo do Estado, que visa também incentivar o consumidor a vir conhecer as fontes onde se originam esse líquido precioso puro e isento de qualquer aditivo e as demais fontes medicinais que não podem ser engarrafadas devido ao seu alto teor de ferro e também usadas há mais de 100 anos pela população e pelos milhões de veranistas que conheceram a cidade.

Além de saborear nossas águas, o visitante poderá experimentar um caminho pela natureza intocada ainda existente praticamente dentro da cidade, a Mata da Empresa. Voar de "asa-delta" ou parapente sobre a Estância, partindo de um dos lugares mais exuberantes da região, a Serra do Piripau, além de poder conhecer a vida simples do homem do campo, as grande plantações de café e daqui poder conhecer Campanha, a cidade-mãe, referência histórica do Sul de Minas, Três Corações, berço de Pelé e Varginha, a cidade do ET.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

As sete regras*

Roberto Rodrigues

Eis aí um senhor legado; vale a pena pensar nele e aplicá-lo como uma homenagem à grande pessoa que o deixou

O BRASIL perdeu recentemente um grande pensador, um educador formidável e um democrata valente, com a morte de Goffredo Telles Junior. Polêmico muitas vezes, em razão de suas convicções e da forma como as expunha, formou gerações de advogados orientados pelo seu conceito de que a ciência do direito é a ciência da comunhão entre os homens e também é a sabedoria da convivência.

Em uma aula de encerramento de curso na gloriosa São Francisco, o grande mestre fez questão de deixar um legado útil aos seus alunos, uma mensagem que também daria a seu filho se este lhe perguntasse quais as normas da convivência humana.

E as resumiu em sete regras que considerava essenciais:

Primeira regra: "Ser simples de coração e atitude".
Queria com isso dizer que por mais poderoso possa alguém ser deve banir do coração a arrogância e a insolência. Propunha abafar o orgulho porque a essência humana é uma só, e o poder é passageiro.

Segunda regra: "Ser verdadeiro, mas não falar oracularmente".

E nessa regra firmava posição irredutível de compromisso com a verdade: nunca escamoteá-la, jamais traí-la, não adulterá-la, não se corromper. Sem a pretensão de ser o dono da verdade, é preciso entender que ela, por circunstâncias, pode até mudar, se prova cabal houver para isso. Portanto, pregar e praticar a verdade não significa ser oracular, absolutamente certo.

Terceira regra: "Saber ouvir, saber reconsiderar, saber confessar nosso engano".

Saber ouvir, segundo o mestre, não é só escutar: é adentrar o espírito das palavras ouvidas, entendê-las sem preconceito, mesmo discordando ou eventualmente duvidando. Dizia que quem sabe ouvir aprende a evoluir.

Quarta regra: "Não ferir o amor-próprio alheio". Essa é uma regra de ouro, porque a ferida do amor-próprio não se cura.
Daí que o cinismo e o sarcasmo são armas violentas que matam o entendimento e a amizade. Zombar de outrem é uma agressão inaceitável e muitas vezes covarde.

Quinta regra: "Não atormentar o próximo com críticas ou lamúrias".
A crítica só faz sentido se for construtiva e nunca terá valor se praticada por inveja, despeito ou incapacidade de fazer bem feito.
A crítica como incentivo, sim, mas com muito cuidado, para não ofender e diminuir.
Quanto à lamúria, é sempre um desrespeito para o interlocutor otimista. O lamuriento é um chato, deve guardar suas penas só para si. Sua atitude é um lamento em si mesma.

Sexta regra: "Evitar a intimidade".

E explicava que ser íntimo pode representar a invasão da alma, descerrar o mistério do coração do amigo, e isso é perigoso.
Se oferecida, a intimidade pode ser aceita com dignidade, mas buscá-la a qualquer preço destrói a amizade, inviabilizava a convivência. Ver por dentro a alma do amigo o transforma em vassalo, dominado, e isso é terrível para a relação.

Sétima regra: "Ser prestativo, sem se tornar intruso nem servo".
Aqui, o mestre pregava o amor em sua essência, cristão mesmo, buscando servir sem pedir compensação ou esperá-la. E servir somente quando precisam da gente, não impondo o serviço. Nem deixando que abusem do dedicado espírito colaborador. Servir sempre, em nome do bem e da verdade.

Eis aí um senhor legado! Vale muito a pena pensar nessas regras e aplicá-las para dar sentido à vida. Segui-las é também uma homenagem ao grande brasileiro que nos Deixou.
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* Artigo publicado na Folha de S.Paulo, em 1o de agosto de 2009.

domingo, 9 de agosto de 2009

DEPOIMENTO DO PRESIDENTE DA COSTA RICA, QUE MERECE SER LIDO E REFLETIDO


Discurso proferido na presença do Lula e demais presidentes latino-americanos, incluído o "....." do Equador, Corrêa, abaixo nominalmente citado.

“ALGO HICIMOS MAL”
Presidente de la República
Palabras del presidente Óscar Arias en la Cumbre de las Américas
Trinidad y Tobago
18 de abril del 2009
Tengo la impresión de que cada vez que los países caribeños y latinoamericanos se reúnen con el presidente de los Estados Unidos de América, es para pedirle cosas o para reclamarle cosas. Casi siempre, es para culpar a Estados Unidos de nuestros males pasados, presentes y futuros. No creo que eso sea del todo justo.
No podemos olvidar que América Latina tuvo universidades antes de que Estados Unidos creara Harvard y William & Mary, que son las primeras universidades de ese país. No podemos olvidar que en este continente, como en el mundo entero, por lo menos hasta 1750 todos los americanos eran más o menos iguales: todos eran pobres.
Cuando aparece la Revolución Industrial en Inglaterra, otros países se montan en ese vagón: Alemania, Francia, Estados Unidos, Canadá, Australia, Nueva Zelanda… y así la Revolución Industrial pasó por América Latina como un cometa, y no nos dimos cuenta. Ciertamente perdimos la oportunidad.
También hay una diferencia muy grande. Leyendo la historia de América Latina, comparada con la historia de Estados Unidos, uno comprende que Latinoamérica no tuvo un John Winthrop español, ni portugués, que viniera con la Biblia en su mano dispuesto a construir “una Ciudad sobre una Colina”, una ciudad que brillara, como fue la pretensión de los peregrinos que llegaron a Estados Unidos.
Hace 50 años, México era más rico que Portugal. En 1950, un país como Brasil tenía un ingreso per cápita más elevado que el de Corea del Sur. Hace 60 años, Honduras tenía más riqueza per cápita que Singapur, y hoy Singapur –en cuestión de 35 ó 40 años– es un país con $40.000 de ingreso anual por habitante. Bueno, algo hicimos mal los latinoamericanos.
¿Qué hicimos mal? No puedo enumerar todas las cosas que hemos hecho mal. Para comenzar, tenemos una escolaridad de 7 años. Esa es la escolaridad promedio de América Latina y no es el caso de la mayoría de los países asiáticos. Ciertamente no es el caso de países como Estados Unidos y Canadá, con la mejor educación del mundo, similar a la de los europeos. De cada 10 estudiantes que ingresan a la secundaria en América Latina, en algunos países solo uno termina esa secundaria. Hay países que tienen una mortalidad infantil de 50 niños por cada mil, cuando el promedio en los países asiáticos más avanzados es de 8, 9 ó 10.
Nosotros tenemos países donde la carga tributaria es del 12% del producto interno bruto, y no es responsabilidad de nadie, excepto la nuestra, que no le cobremos dinero a la gente más rica de nuestros países. Nadie tiene la culpa de eso, excepto nosotros mismos.
En 1950, cada ciudadano norteamericano era cuatro veces más rico que un ciudadano latinoamericano. Hoy en día, un ciudadano norteamericano es 10, 15 ó 20 veces más rico que un latinoamericano. Eso no es culpa de Estados Unidos, es culpa nuestra.
En mi intervención de esta mañana, me referí a un hecho que para mí es grotesco, y que lo único que demuestra es que el sistema de valores del siglo XX, que parece ser el que estamos poniendo en práctica también en el siglo XXI, es un sistema de valores equivocado. Porque no puede ser que el mundo rico dedique 100.000 millones de dólares para aliviar la pobreza del 80% de la población del mundo –en un planeta que tiene 2.500 millones de seres humanos con un ingreso de $2 por día– y que gaste 13 veces más ($1.300.000.000.000) en armas y soldados.
Como lo dije esta mañana, no puede ser que América Latina se gaste $50.000 millones en armas y soldados. Yo me pregunto: ¿quién es el enemigo nuestro? El enemigo nuestro, presidente Correa, de esa desigualdad que usted apunta con mucha razón, es la falta de educación; es el analfabetismo; es que no gastamos en la salud de nuestro pueblo; que no creamos la infraestructura necesaria, los caminos, las carreteras, los puertos, los aeropuertos; que no estamos dedicando los recursos necesarios para detener la degradación del medio ambiente; es la desigualdad que tenemos, que realmente nos avergüenza; es producto, entre muchas cosas, por supuesto, de que no estamos educando a nuestros hijos y a nuestras hijas.
Uno va a una universidad latinoamericana y todavía parece que estamos en los sesenta, setenta u ochenta. Parece que se nos olvidó que el 9 de noviembre de 1989 pasó algo muy importante, al caer el Muro de Berlín, y que el mundo cambió. Tenemos que aceptar que este es un mundo distinto, y en eso francamente pienso que todos los académicos, que toda la gente de pensamiento, que todos los economistas, que todos los historiadores, casi que coinciden en que el siglo XXI es el siglo de los asiáticos, no de los latinoamericanos. Y yo, lamentablemente, coincido con ellos. Porque mientras nosotros seguimos discutiendo sobre ideologías, seguimos discutiendo sobre todos los “ismos” (¿cuál es el mejor? capitalismo, socialismo, comunismo, liberalismo, neoliberalismo, socialcristianismo...), los asiáticos encontraron un “ismo” muy realista para el siglo XXI y el final del siglo XX, que es el pragmatismo . Para solo citar un ejemplo, recordemos que cuando Deng Xiaoping visitó Singapur y Corea del Sur, después de haberse dado cuenta de que sus propios vecinos se estaban enriqueciendo de una manera muy acelerada, regresó a Pekín y dijo a los viejos camaradas maoístas que lo habían acompañado en la Larga Marcha: “Bueno, la verdad, queridos camaradas, es que mí no me importa si el gato es blanco o negro, lo único que me interesa es que cace ratones” . Y si hubiera estado vivo Mao, se hubiera muerto de nuevo cuando dijo que “ la verdad es que enriquecerse es glorioso ”. Y mientras los chinos hacen esto, y desde el 79 a hoy crecen a un 11%, 12% o 13%, y han sacado a 300 millones de habitantes de la pobreza, nosotros seguimos discutiendo sobre ideologías que tuvimos que haber enterrado hace mucho tiempo atrás.
La buena noticia es que esto lo logró Deng Xioping cuando tenía 74 años. Viendo alrededor, queridos Presidentes, no veo a nadie que esté cerca de los 74 años. Por eso solo les pido que no esperemos a cumplirlos para hacer los cambios que tenemos que hacer.
Muchas gracias.



EM PORTUGUÊS



"ALGO HICIMOS MAL" = algo fizemos errado...( Palavras do Presidente Oscar Arias da Costa Rica na Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago, 18 de abril de 2009)



"Tenho a impressão de que cada vez que os países caribenhos e latino-americanos se reúnem com o presidente dos Estados Unidos da América, é para pedir-lhe coisas ou para reclamar coisas.

Quase sempre, é para culpar os Estados Unidos de nossos males passados, presentes e futuros. Não creio que isso seja de todo justo.

Não podemos esquecer que a América Latina teve universidades antes de que os Estados Unidos criassem Harvard e William & Mary, que são as primeiras universidades desse país.

Não podemos esquecer que nesse continente, como no mundo inteiro, pelo menos até 1750 todos os americanos eram mais ou menos iguais: todos eram pobres.

Ao aparecer a Revolução Industrial na Inglaterra, outros países sobem nesse vagão: Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e aqui a Revolução Industrial passou pela América Latina como um cometa, e não nos demos conta. Certamente perdemos a oportunidade.

Há também uma diferença muito grande. Lendo a história da América Latina, comparada com a história dos Estados Unidos, compreende-se que a América Latina não teve um John Winthrop espanhol, nem português, que viesse com a Bíblia em sua mão disposto a construir uma Cidade sobre uma Colina, uma cidade que brilhasse, como foi a pretensão dos peregrinos que chegaram aos Estados Unidos.

Faz 50 anos, o México era mais rico que Portugal. Em 1950, um país como o Brasil tinha uma renda per capita mais elevada que o da Coréia do Sul. Faz 60 anos, Honduras tinha mais riqueza per capita que Cingapura, e hoje Cingapura em questão de 35 a 40 anos é um país com $40.000 de renda anual por habitante. Bem, algo nós fizemos mal, os latino-americanos.

Que fizemos errado?

Nem posso enumerar todas as coisas que fizemos mal. Para começar, temos uma escolaridade de 7 anos. Essa é a escolaridade média da América Latina e não é o caso da maioria dos países asiáticos.> Certamente não é o caso de países como Estados Unidos e Canadá, com a melhor educação do mundo, similar a dos europeus.

De cada 10 estudantes que ingressam no nível secundário na América Latina, em alguns países, só um termina esse nível secundário.

Há países que têm uma mortalidade infantil de 50 crianças por cada mil, quando a média nos países asiáticos mais avançados é de 8, 9 ou 10.

Nós temos países onde a carga tributária é de 12% do produto interno bruto e não é responsabilidade de ninguém, exceto nossa, que não cobremos dinheiro das pessoas mais ricas dos nossos países. Ninguém tem a culpa disso, a não ser nós mesmos.

Em 1950, cada cidadão norte-americano era quatro vezes mais rico que um cidadão latino-americano. Hoje em dia, um cidadão norte-americano é 10, 15 ou 20 vezes mais rico que um latino-americano.

Isso não é culpa dos Estados Unidos, é culpa nossa.

No meu pronunciamento desta manhã, me referi a um fato que para mim é grotesco e que somente demonstra que o sistema de valores do século XX, que parece ser o que estamos pondo em prática também no século XXI, é um sistema de valores equivocado.

Porque não pode ser que o mundo rico dedique 100.000 milhões de dólares para aliviar a pobreza dos 80% da população do mundo

"num planeta que tem 2.500 milhões de seres humanos com uma renda de $2 por dia" e que gaste 13 vezes mais ($1.300.000.000.000) em armas e soldados.

*Como disse esta manhã, não pode ser que a América Latina gaste $50.000* milhões em armas e soldados.

Eu me pergunto: quem é o nosso inimigo? Nosso inimigo, presidente Correa, desta desigualdade que o Sr. aponta com muita razão, é a falta de educação; é o analfabetismo; é que não gastamos na saúde de nosso povo; que não criamos a infra-estruturar necessária, os caminhos, as estradas, os portos, os aeroportos; que não estamos dedicando os recursos necessários para deter a degradação do meio ambiente; é a desigualdade que temos que nos envergonhar realmente; é produto, entre muitas outras coisas, certamente, de que não estamos educando nossos filhos e nossas filhas. Vá alguém a uma universidade latino-americana e parece no entanto que estamos nos sessenta, setenta ou oitenta. Parece que nos esquecemos de que em 9 de novembro de 1989 aconteceu algo de muito importante, ao cair o Muro de Berlim, e que o mundo mudou. Temos que aceitar que este é um mundo diferente, e nisso francamente penso que os acadêmicos, que toda gente pensante, que todos os economistas, que todos os historiadores, quase concordam que o século XXI é um século dos asiáticos não dos latino-americanos. E eu, lamentavelmente, concordo com eles. Porque enquanto nós continuamos discutindo sobre ideologias, continuamos discutindo sobre todos os "ismos" (qual é o melhor? capitalismo, socialismo, comunismo, liberalismo, neoliberalismo, socialcristianismo...) os asiáticos encontraram um "ismo" muito realista para o século XXI e o final do século XX, que é o *pragmatismo*. Para só citar um exemplo, recordemos que quando Deng Xiaoping visitou Cingapura e a Coréia do Sul, depois de ter-se dado conta de que seus próprios vizinhos estavam enriquecendo de uma maneira muito acelerada, regressou a Pequim e disse aos velhos camaradas maoístas que o haviam acompanhado na Grande Marcha: "Bem, a verdade, queridos camaradas, é que a mim não importa se o gato é branco ou negro, só o que me interessa é que cace ratos". E se Mao estivesse vivo, teria morrido de novo quando disse que "a verdade é que enriquecer é glorioso". E enquanto os chineses fazem isso, e desde 1979 até hoje crescem a 11%, 12% ou 13%, e tiraram 300 milhões de habitantes da pobreza, nós continuamos discutindo sobre ideologias que devíamos ter enterrado há muito tempo atrás. A boa notícia é que isto Deng Xiaoping o conseguiu quando tinha 74 anos. Olhando em volta, queridos presidentes, não vejo ninguém que esteja perto dos 74 anos. Por isso só lhes peço que não esperemos completá-los para fazer as mudanças que temos que fazer.

Muchas gracias

Fonte: Nacion (Costa Rica)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Som brasileiro na distante e fria Eslovênia.


Não são brasileiros, são estrangeiros e amantes da nossa boa música que vai ficando esquecida por aqui. As emissoras de rádio e tv deveriam dar mais espaço para esse tipo de manifestação no lugar dessas coisas somos obrigados ver e ouvir se não temos a nossa mão o controle remoto.

Gostou? Tem mais no YouTube (Clique e acesse!)

Último texto de Osvaldo Cruz.

"Desejo com sinceridade que não se cerque a minha morte dos atavios convencionais com que a sociedade revestiu o ato da nossa retirada do cenário da vida. Pelo respeito que voto ao pensar alheio, não quero capitular de ridículos esses atos: julgo-os para mim completamente dispensáveis e espero que a Família, que tanto quero, se conforme com esses inofensivos desejos, que nasceram da maneira pela qual encaro a morte, fenômeno fisiológico naturalíssimo, ao qual nada escapa. Tão geral, tão normal, tão banal, que julgo absolutamente dispensável frisá-la com cerimônias especiais. Por isso desejaria que se poupasse aos meus a cena da vestimenta do corpo, que bem pode ser envolvido em simples lençol. Nada de convites ou comunicação para o enterro, nem missa de sétimo dia. Nem luto tampouco. Este traz-se no coração e não nas roupas. Peço encarecidamente aos meus que não prolonguem o natural sentimento que trará minha morte. Que se divirtam, que passeiem, que ajudem o Tempo na benfazeja obra de fazer esquecer. Não há vantagem alguma de amargurar com lágrimas prolongadas os tão curtos dias da nossa existência. Portanto, que não usem roupas negras, que além de tudo são anti-higiênicas em nosso clima; que procurem diversões, teatros, festas, viagens, a fim de que disfarcem essa pequena nuvem, que veio empanar a normalidade do viver de todos os dias. É preciso que nos conformemos com os ditames da natureza. A meus filhos, peço que não se afastem do caminho da honra, do trabalho e do dever, e que empunhem como fanal e elevem bem alto o nome puro, honroso e imaculado que herdei como o melhor patrimônio da Família, e que a eles lego como o maior bem que possuo. A minha querida esposa, tão sensível, tão impressionável, tão difícil de se conformar com as dores da nossa vida, peço que não encare a minha morte como desgraça irreparável; peço que se console com rapidez e não deixe anuviado pela dor esse espírito vivaz, inteligente, espirituoso, que constituía a alegria do nosso lar e o lenitivo pronto para os sofrimentos que por vezes deparávamos. Aí ficam nossos filhos, outros tantos rebentos em que vamos reviver, garantias seguras da nossa imortalidade - que se encarregarão de levar através do espaço e do tempo as porções do nosso corpo e do nosso espírito de que os fizemos depositários, quando ao mundo vieram. Quanto aos bens de fortuna que deixo, espero que sejam divididos por minha esposa entre os filhos. Espero e rogo que nunca a questão de bens materiais venha a trazer a menor discórdia entre os meus: seria para mim a mais dolorosa das contingências. Peço a meus filhos que acatem sem discussão a divisão que deles fizer minha Esposa."

Oswaldo Gonçalves Cruz