Ir para primeira página (clique)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Teste de sangue pode ajudar a detectar Alzheimer cinco anos antes.

Um simples exame de sangue pode detectar, com pelo menos cinco anos de antecedência, o Mal de Alzheimer antes mesmo que os sintomas comecem a aparecer. O criador do teste espera que ele esteja sendo amplamente usado num prazo de cinco anos. O diagnóstico rápido da doença permitiria que o tratamento fosse inciado o quanto antes e, com a ajuda de novas drogas, os que tivessem o resultado positivo poderiam nunca desenvolvê-la por completo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.

A fábula da educação jesuítica

Jornal do BrasilWander Lourenço
Nos primórdios da colonização desta Ilha de Vera Cruz, posteriormente reconhecida Terra de Santa Cruz e, enfim, Brasil, em razão de um cobiçado pau de tinta, os religiosos da Companhia de Jesus se aperceberam de que o aprisionamento do imaginário dos silvícolas ameríndios, poligâmicos e antropófagos, seria mais proveitoso se almejassem resultados práticos de catequização de cunho evangélico e civilizatório. Destarte, por intermédio de uma cega obediência às parábolas bíblicas de ordem social, os indígenas aculturados serviriam de mão de obra escravizada física e mentalmente, com a súdita incumbência dos afazeres agrícolas e de engenho ou mesmo domésticos de cozinha, catre e alcova. Para expansão dos domínios humanos e políticos, o catequizador-mor lusitano de nomeada Manoel da Nóbrega encomendou peças teatrais a um seu subordinado hábil e talentoso, escriba andarilho que, doravante, se alcunharia São Anchieta. De pronto e imediato, o então jesuíta José se debruçou por sobre episódios sacrossantos e lendários de origem indígena, a fim de que inaugurasse uma dramaturgia de caráter pedagógico e moralizante, cujos intentos cênicos culminassem na abolição dos costumes e tradições das bárbaras criaturas sem alma e evangelho descritas por Vaz de Caminha.  Continue lendo...(clique) Fonte: JB Online

domingo, 11 de dezembro de 2011

Livro defende nova origem para os cães

Para Mark Derr, autor de 'How the dog became the dog', a teoria de que os cães se originaram de lobos selvagens, quando os homens se tornaram sedentários, está errada. Para ele, novos dados arqueológicos e genéticos indicam que a aproximação aconteceu muito antes.