Ir para primeira página (clique)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Asteroide de 33 km passará próximo à Terra na terça-feira

Evento ajudará os astrônomos a entender melhor os corpos celestes que vagam pelo espaço.

Um dos maiores asteroides que passam próximo à Terra, de cerca de 33 km - segundo informações da Nasa -, estará realizando seu percurso perto do nosso planeta na terça-feira. A passagem do 433 Eros não representa risco e nem poderá ser observada a olho nu, mas é uma oportunidade para astrônomos estudarem um ainda mais o segundo maior asteroide com passagem próxima da Terra - o maior nesta situação de proximidade é o 1036 Ganimedes.
Leia mais (clique)
Fonte: IstoÉ

Astrônomos estão mais perto de obter foto inédita de buraco negro

Um projeto que está agrupando imagens do centro da Via Láctea obtidas por mais de 70 telescópios ao redor do mundo estima que em 2015 terá capacidade para atingir um feito sem precedentes: observar um buraco negro.


Batizado de Event Horizon Telescope, o plano começou a ser posto em prática em 2007 ainda sem perspectiva de quando --e se-- essa meta poderia ser atingida. Foi num encontro no Arizona, na semana passada, que astrônomos se deram conta de que o objetivo não está longe.

Fonte: Folha/Ciência

Pressão arterial diferente em cada braço pode indicar risco cardíaco

Um estudo britânico, publicado na edição on-line da revista médica "Lancet", afirma que a diferença na pressão arterial sistólica dos braços de um indivíduo pode indicar uma doença vascular.
As artérias que se encontram sob a clavícula são responsáveis pelo fornecimento de sangue para os braços, as pernas e o cérebro.
A interrupção desse abastecimento sanguíneo (principalmente no caso de diabéticos e fumantes) resultaria em um ataque cardíaco ou outros problemas de saúde como a doença vascular periférica (falha no fluxo normal). Por isso, os médicos do estudo aconselham medir a pressão arterial de ambos os braços. Leia mais (clique)
Fonte: Folha Online.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Neurônios de Alzheimer são criados a partir de células-tronco

Liderado por pesquisadores da Escola de Medicina de San Diego, vinculada à Universidade da Califórnia, cientistas conseguiram, pela primeira vez, criaram neurônios do mal de Alzheimer a partir de células-tronco pluripotentes, cedidas por pacientes desta doença neurodegenerativa.
"Criar neurônios purificados e funcionais de Alzheimer em um prato é algo inédito", exalta Lawrence Goldstein, diretor do Programa de Células-Tronco da universidade. "Este é o primeiro passo. Ainda não são modelos perfeitos. São provas de um conceito. Mas, agora, sabemos como produzi-las. Requerem cuidado e diligência e um alto controle de qualidade para induzir um comportamento consistente".
Leia mais (clique)
Fonte: Pernambuco.com

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PONTES CAEM EM CAMBUQUIRA.



Em Cambuquira sofre com a falta de uma ponte são os moradores do bairro Marimbeiro. A passagem que dá acesso à cidade caiu e a alternativa está sendo passar por uma estrada de terra próxima ao local. O problema, é que por causa da chuva, ela está sempre em péssimas condições e quando chove, os moradores ficam ilhados. Segundo moradores, o problema já dura cerca de três semanas. Eles afirmam que as manilhas estavam entupidas e com a chuva, a força da água do ribeirão derrubou a estrutura da ponte.Veja a notícia completa (clique)
Veja o segundo vídeo
Fonte: EPTV
Outras pontes na mesma situação há quase um ano fazem com que a Vereadora Rejany solicite recuperação imediata.
ESCRITO POR MARCELO MOURA | 15 DEZEMBRO 2011
ponte_pico_pacoNa Reunião Ordinária realizada no dia 06 de dezembro, a vereadora Rejany Carvalho Lemes apresentou ao Plenário a indicação nº 047/2011 que solicita ao Sr. Prefeito Municipal que providencie a recuperação das pontes que foram destruídas pelas fortes chuvas no início deste ano.
ponte_JTL-LinhaAs referidas pontes são de extrema importância para o município, tanto para o deslocamento de moradores quanto paraponte_adobes-conganhas o tráfego de veículos.



Dentre as diversas pontes que foram destruídas no município, duas são praticamente dentro da cidade, uma ao lado do Abatedouro Pico Paco, que liga os Bairros da Estação e Parque São João e a outra, no final da Rua João Tomaz de Liz, que liga a estrada rural da “Linha”, nestes locais, os moradores/pedestres improvisaram uma passagem para facilitar a travessia. Na zona rural a que se destacar, a ponte que liga os Bairros Rurais dos Adobes e Congonhas, onde muitos produtores rurais que utilizavam a passagem de poucos metros estão tendo que dar uma volta de aproximadamente 06 (seis) quilômetros diariamente.
Essas pontes são importantíssimas para o deslocamento de moradores e trabalhadores que as utilizavam diariamente (antes da destruição). O ocorrido tem causado transtornos aos transeuntes pois, os mesmos são obrigados a procurar passagem em outros locais, bem mais distantes.
A que se destacar que o município recebeu uma verba do Governo de Estado de Minas Gerais no valor de R$ 300 mil reais para o reparo causado pelas chuvas. (destaque nosso)
Estamos entrando novamente no período chuvoso e é por isso que solicito ao Sr. Prefeito providências urgentes no reparo das referidas pontes, com o intuito de minimizar os prejuízos dos munícipes.
Fonte: Jornal da Câmara Municipal
Esta é a situação da passagem para a antiga rua João Horteiro (Estrada do Castelinho)

Esse é o principal caminho para acesso a uma empresa de serralheria e para zona rural responsável por produção de leite, café entre outros produtos. O rompimento da antiga ponte se deu há um ano com as chuvas do início de 2011, a mesma situação da ponte dos Bambus que liga o bairro ao Abatedouro Pico-Paco.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como apagar memórias sem deixar traços

Fernando Reinach - O Estado de S.Paulo
Você gostaria de remover de sua mente um medo ou a memória de um trauma? Em camundongos, isso já é possível. E o método é tão simples que logo será adotado por psiquiatras e terapeutas.
O experimento, feito por cientistas de Helsinque e Nova York, baseou-se em duas descobertas feitas nos últimos anos. A primeira é que, tanto em animais quanto em seres humanos, é muito mais fácil reverter medos e traumas psicológicos durante a infância, enquanto o sistema nervoso está em desenvolvimento. Nesse período, os cientistas acreditam que os neurônios possuem um maior grau de plasticidade e podem ser moldados mais facilmente por novas experiências (é por isso que é mais fácil aprender uma segunda língua na primeira infância).
Leia a matéria completa (clique)
Fonte: Estadão.