Ir para primeira página (clique)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Caxambu busca título de “Patrimônio Cultural da Humanidade”



Inspirando-se em exemplos bem sucedidos de cidades mineiras como Ouro Preto, Congonhas e Diamantina, Caxambu também tem a intenção de se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade, desta vez não pelo acervo histórico, como nas outras cidades, mas pelo valor do líquido que jorra intermitentemente: a água mineral. O pleito se justifica uma vez que Caxambu possui o maior complexo hidromineral do planeta.
A cidade é a única do mundo com um manancial de 12 fontes de água mineral e mais um gêiser, com propriedades químicas diferenciadas umas das outras. As fontes possuem uma arquitetura singular e são tombadas pelo IEPHA-MG – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Em um esforço múltiplo entre poder público e iniciativa privada, a cidade já iniciou a coleta de materiais e documentação para a solicitação deste importante título. Uma vez declarada “Patrimônio Cultural da Humanidade”, pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Caxambu terá maior facilidade para a captação de recursos de organismos internacionais, de atrair investimentos privados e públicos e de fomentar o turismo, um dos principais setores da economia na cidade.
Por outro lado,o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro apresentou cópias do Projeto de Lei elaborado por ele declarando Caxambu como Patrimônio Cultural do Estado. Sua justificativa se pauta no fato de que nossa Estância Hidromineral é a única no planeta a possuir 12 fontes de água mineral e um gêiser, com propriedades químicas diferenciadas uma das outras além de a cidade possuir uma arquitetura peculiar de rara beleza tombada pelo Instituto Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA.

Nenhum comentário: