Ir para primeira página (clique)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Minas intensifica campanha contra a dengue.

Canção dos expedicionários brasileiros na segunda guerra mundial



Cada cidade do Brasil, com certeza, forneceu alguém para lutar naquela guerra.
Da minha cidade, pelo um, como sabemos foi e voltou dos campos de luta na Itália.
O nosso heroi, embora poucos saiba e poucos deem valor, foi João Noronha, conhecido como "João Gato", que teve esse apelido por ter sido um exímio goleiro.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Imaginando o futuro em 1954

Veja o vídeo e descubra que muitas das previsões já se concretizaram há bem tempo

 É impressionante esse comercial feito em 1954 prevendo o futuro. Naquela época, as pessoas deveriam achar que era “viagem” da General Eletric. Enfim, cliquem no link abaixo e confiram que incrível Fonte: YouTube

domingo, 23 de setembro de 2012

PSEUDOLALIA, uma doença presente em alguns políticos.


Pseudolalia - Doença da mentira

 A Pseudolalia é uma mentira compulsiva resultante dum longo vício de mentir. A pessoa mente por mentir, perde a noção do que é verdade ou não, convence-se das mentiras como puras verdades.
A pseudolalia pode conduzir a graves distúrbios de personalidade, podendo o pseudolálico acabar por perder a sua individuação e viver num real criado imaginariamente, comportando-se duma forma difícil de contacto humano e só com tratamentos profundos poderá melhorar.
As pessoas perdem lenta e gradualmente a consciência da gravidade da doença que vão adquirindo, porque a sua realidade vai perdendo cada vez mais sintonia com o verdadeiro real. Por fim o vício de mentir é um ato inconsciente e perante a mais simples situação a fuga à verdade brota espontânea e como uma repetição compulsiva e criação de verdades inexistentes. Fonte: Wikipedia
Leia mais sobre essa assunto no Blog.Essência (clique)

Comentários:

A Pseudolalia Política, por assim dizer, não se trata de uma doença, mas um método sujo de fazer política exercida por alguns. No nazismo isso foi muito usado como arma a favor dos projetos de manipulação das massas. Com essa ferramenta levaram o mundo à Segunda Guerra Mundial e à exterminação de milhões de vidas humanas, entre elas, irmãos nossos de fé judáica confinados em campos de concentração desumanos onde eram executados em nome de um regime. 

Ainda hoje, políticos inescrupulosos ainda usam dos mesmos métodos de "mentir, mentir e mentir até que a mentira se pareça com uma verdade". Por isso cabe ao cidadão comum ficar atento para que não cair naquela mesma armadilha que pôs o mundo em perigo. 
Alguns candidatos mentem que fizeram e que vão fazer. Prestem bem atenção neles. Por favor! Você pode discernir a verdade da mentira...A sua cidade não merece se tornar mais uma vítima dessa doença.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Uma volta no tempo com Kraftwerk

Foto Materia

Kraftwerk tocará no lugar de Björk no Sónar

Cantora cancelou seu show por problemas de saúde
LUCIANO BORBOREMA
Território Eldorado
Depois do cancelamento da apresentação de Björk no Sónar, a assessoria do festival em sua página no Facebook anuncia o grupo de música eletrônica alemão Kraftwerk no lugar da cantora islandesa. 

Conhecido por suas performances audiovisuais, o Kraftwerk fará em São Paulo um show especial em 3D que por enquanto foi visto apenas em Nova York. O grupo é um dos nomes mais influentes da história da música e das artes visuais. 

Com seus oito álbuns de estúdio, o grupo esteve no país três vezes. A primeira foi em 1998, no extinto Free Jazz Festival. A segunda foi em 2004, no Tim Festival. A última foi para participar do festival ‘Just a Fest’ onde o Radiohead se apresentou pela primeira vez. O Kraftwerk abriu o show da banda.

No começo de 2009, antes de tocar no Brasil, a banda alemã sofreu uma baixa. Florian Schneider, co-fundador do grupo formado no começo da década de 70, saiu do Kraftwerk. Durante a turnê de 2008, a ausência de Schneider em diversos shows do Kraftwerk já dava sinais de sua saída. A atual formação do Kraftwerk é composta por Ralf Huetter, Stefan Pfaffe, Fritz Hilpert e Henning Schmitz.s-máquina alemães pilotam seus teclados e computadores desde a década de 70. Nesta playlist, os mestres da eletrônica desfilam seus hits com muita elegância e groove.


1. Autobahn (Single Version)
2. Radioaktivität (Single Edit)
3. The Robots
4. The Model
5. The Man-Machine
6. Tour De France
7. Trans-Europe Express
8. Hall of Mirrors
9. Computer Love
10. Pocket Calculator
11. Computerwelt (Edit)
12. Boing Boom Tschak
13. Musique Non-Stop
14. The Telephone Call
15. Expo2000 (Radio Mix)
16. Aerodynamik (Kling Klang Radio
Ouvir
Fonte: Eldorado.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Médico testa nova teoria sobre eficácia de 3 minutos de exercícios semana

Sessões semanais de exercícios intensos, com duração de apenas alguns minutos cada uma, seriam suficientes para que você obtenha muitos dos benefícios obtidos com horas de ginástica convencional, segundo concluíram estudos recentes.
Leia a matéria completa (clique)
Fonte: BBC

Segredos do homem do gelo

Equipe internacional de pesquisadores completa o sequenciamento do DNA humano mais antigo já coletado de uma múmia. O genoma revela a origem genética e as características físicas de um homem da Idade do Cobre assolado por doenças atuais.

ado em 29/02/2012 | Atualizado em 29/02/2012
Segredos do homem do gelo
Ötzi, o homem do gelo, teria tido olhos castanhos, saúde debilitada e deixado descendentes na região italiana onde hoje é a Sardenha. (foto: South Tyrolean Museum of Archaeology)
Fonte: Ciência Hoje.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Envelhecimento mental

Fernando Reinach - O Estado de S.Paulo
Cada uma de nossas características depende dos genes que herdamos e do ambiente em que nos desenvolvemos. Algumas características, como a cor de nossa pele, dependem principalmente de componentes hereditários. Outras, como a língua que falamos, são praticamente determinadas pelos componentes ambientais. E nossa inteligência, é preponderantemente determinada por nossos genes ou pelo ambiente em que crescemos? Agora, com a possibilidade de analisar o genoma de milhares de pessoas, parece que finalmente será possível determinar quanto cada um desses elementos contribui para nossa inteligência e, mais importante, qual o peso desses fatores no nosso envelhecimento mental. Leia mais (clique)

Mas o grande avanço é que esse novo método de análise promete resolver uma polêmica que já dura mais de 150 anos: a inteligência humana é determinada principalmente pelos genes ou pelo ambiente?
Fonte: Estadão Online

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cientistas desenvolvem software que lê pensamentos em voz alta

  

Eletrodos colocados cirurgicamente no cérebro captam
atividade e transformam impulsos elétricos em palavras.

Pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, acreditam ter encontrado uma forma de ler a mente humana com programa de computador, capaz de decodificar as atividades cerebrais e traduzi-las em palavras. Segundo o Daily Mail, a ideia é devolver a voz a pessoas que perderam a fala por causa de derrames ou doenças degenerativas - embora alguns se preocupem que o mecanismo poderia expressar pensamentos em voz alta sem querer. 
A partir dos impulsos elétricos em que o cérebro transformava os sons, o programa conseguiu traduzir a atividade cerebral de volta em palavras. Os pesquisadores acreditam que a técnica poderia ser usada, da mesma forma, para ler o que o cérebro pensa logo antes de pronunciar o que diz em seguida. 

Na publicação PLoS Biology (neste atalhohttp://bit.ly/yjimab, em inglês), os cientistas da universidade norte-americana afirmam que a descoberta eleva as tentativas de leitura de mente "a um nível completamente novo". Segundo Robert Night, professor de psicologia e neurociência, "muitos poderiam se beneficiar se fosse possível eventualmente reconstruir, a partir da atividade cerebral, conversas imaginadas". 

Os pesquisadores testaram 15 pessoas, que já passavam por cirurgia para remover tumores ou tratar epilepsia. Os pacientes concordaram em receber 256 eletrodos na superfície do cérebro, e depois participaram dos experimentos em que ouviam homem e mulheres dizendo palavras individualmente - substantivos, pronomes, nomes próprios. 

Coautor do artigo, Rian Pasley explica que as análises feitas pelo programa de computador mostraram que "percepções e imagens podem ser muito similares no cérebro". Por isso, seria possível traduzir as imagens em palavras, tanto faladas como escritas, a partir de um dispositivo específico. 

Outra descoberta diz respeito às frequências em que o som é desmembrado pelo cérebro para ser interpretado - entre 1 e 8 mil Herz no caso da voz humana. "Nosso estudo focou nas características acústicas da fala representada pelas frequências mais baixas, mas acredito que há muito mais acontecendo nessas regiões do cérebro além de interpretação de sons", afirmou Pasley à ABC News. 

Para o pesquisador Jan Schnupp, da universidade inglesa de Oxford e que não estava envolvido na pesquisa, não há motivo para preocupação com dispositivos para ler a mente sem o consentimento das pessoas. Isso porque, por enquanto, só é possível ler a atividade cerebral a partir de eletrodos implantados via cirurgia, o que reduz a aplicação da técnica a "poucos pacientes dispostos". 

Fonte: Terra

Cientistas decodificam como cérebro escuta as palavras

Cientistas americanos anunciaram nesta quarta-feira que descobriram a forma com que o cérebro escuta as palavras, no que os pesquisadores qualificam como um grande avanço para ajudar a voltar a se comunicar com pessoas que sofreram paralisia ou derrame cerebral.
Leia mais (clique)
Fonte: JB Online

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Asteroide de 33 km passará próximo à Terra na terça-feira

Evento ajudará os astrônomos a entender melhor os corpos celestes que vagam pelo espaço.

Um dos maiores asteroides que passam próximo à Terra, de cerca de 33 km - segundo informações da Nasa -, estará realizando seu percurso perto do nosso planeta na terça-feira. A passagem do 433 Eros não representa risco e nem poderá ser observada a olho nu, mas é uma oportunidade para astrônomos estudarem um ainda mais o segundo maior asteroide com passagem próxima da Terra - o maior nesta situação de proximidade é o 1036 Ganimedes.
Leia mais (clique)
Fonte: IstoÉ

Astrônomos estão mais perto de obter foto inédita de buraco negro

Um projeto que está agrupando imagens do centro da Via Láctea obtidas por mais de 70 telescópios ao redor do mundo estima que em 2015 terá capacidade para atingir um feito sem precedentes: observar um buraco negro.


Batizado de Event Horizon Telescope, o plano começou a ser posto em prática em 2007 ainda sem perspectiva de quando --e se-- essa meta poderia ser atingida. Foi num encontro no Arizona, na semana passada, que astrônomos se deram conta de que o objetivo não está longe.

Fonte: Folha/Ciência

Pressão arterial diferente em cada braço pode indicar risco cardíaco

Um estudo britânico, publicado na edição on-line da revista médica "Lancet", afirma que a diferença na pressão arterial sistólica dos braços de um indivíduo pode indicar uma doença vascular.
As artérias que se encontram sob a clavícula são responsáveis pelo fornecimento de sangue para os braços, as pernas e o cérebro.
A interrupção desse abastecimento sanguíneo (principalmente no caso de diabéticos e fumantes) resultaria em um ataque cardíaco ou outros problemas de saúde como a doença vascular periférica (falha no fluxo normal). Por isso, os médicos do estudo aconselham medir a pressão arterial de ambos os braços. Leia mais (clique)
Fonte: Folha Online.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Neurônios de Alzheimer são criados a partir de células-tronco

Liderado por pesquisadores da Escola de Medicina de San Diego, vinculada à Universidade da Califórnia, cientistas conseguiram, pela primeira vez, criaram neurônios do mal de Alzheimer a partir de células-tronco pluripotentes, cedidas por pacientes desta doença neurodegenerativa.
"Criar neurônios purificados e funcionais de Alzheimer em um prato é algo inédito", exalta Lawrence Goldstein, diretor do Programa de Células-Tronco da universidade. "Este é o primeiro passo. Ainda não são modelos perfeitos. São provas de um conceito. Mas, agora, sabemos como produzi-las. Requerem cuidado e diligência e um alto controle de qualidade para induzir um comportamento consistente".
Leia mais (clique)
Fonte: Pernambuco.com

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PONTES CAEM EM CAMBUQUIRA.



Em Cambuquira sofre com a falta de uma ponte são os moradores do bairro Marimbeiro. A passagem que dá acesso à cidade caiu e a alternativa está sendo passar por uma estrada de terra próxima ao local. O problema, é que por causa da chuva, ela está sempre em péssimas condições e quando chove, os moradores ficam ilhados. Segundo moradores, o problema já dura cerca de três semanas. Eles afirmam que as manilhas estavam entupidas e com a chuva, a força da água do ribeirão derrubou a estrutura da ponte.Veja a notícia completa (clique)
Veja o segundo vídeo
Fonte: EPTV
Outras pontes na mesma situação há quase um ano fazem com que a Vereadora Rejany solicite recuperação imediata.
ESCRITO POR MARCELO MOURA | 15 DEZEMBRO 2011
ponte_pico_pacoNa Reunião Ordinária realizada no dia 06 de dezembro, a vereadora Rejany Carvalho Lemes apresentou ao Plenário a indicação nº 047/2011 que solicita ao Sr. Prefeito Municipal que providencie a recuperação das pontes que foram destruídas pelas fortes chuvas no início deste ano.
ponte_JTL-LinhaAs referidas pontes são de extrema importância para o município, tanto para o deslocamento de moradores quanto paraponte_adobes-conganhas o tráfego de veículos.



Dentre as diversas pontes que foram destruídas no município, duas são praticamente dentro da cidade, uma ao lado do Abatedouro Pico Paco, que liga os Bairros da Estação e Parque São João e a outra, no final da Rua João Tomaz de Liz, que liga a estrada rural da “Linha”, nestes locais, os moradores/pedestres improvisaram uma passagem para facilitar a travessia. Na zona rural a que se destacar, a ponte que liga os Bairros Rurais dos Adobes e Congonhas, onde muitos produtores rurais que utilizavam a passagem de poucos metros estão tendo que dar uma volta de aproximadamente 06 (seis) quilômetros diariamente.
Essas pontes são importantíssimas para o deslocamento de moradores e trabalhadores que as utilizavam diariamente (antes da destruição). O ocorrido tem causado transtornos aos transeuntes pois, os mesmos são obrigados a procurar passagem em outros locais, bem mais distantes.
A que se destacar que o município recebeu uma verba do Governo de Estado de Minas Gerais no valor de R$ 300 mil reais para o reparo causado pelas chuvas. (destaque nosso)
Estamos entrando novamente no período chuvoso e é por isso que solicito ao Sr. Prefeito providências urgentes no reparo das referidas pontes, com o intuito de minimizar os prejuízos dos munícipes.
Fonte: Jornal da Câmara Municipal
Esta é a situação da passagem para a antiga rua João Horteiro (Estrada do Castelinho)

Esse é o principal caminho para acesso a uma empresa de serralheria e para zona rural responsável por produção de leite, café entre outros produtos. O rompimento da antiga ponte se deu há um ano com as chuvas do início de 2011, a mesma situação da ponte dos Bambus que liga o bairro ao Abatedouro Pico-Paco.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como apagar memórias sem deixar traços

Fernando Reinach - O Estado de S.Paulo
Você gostaria de remover de sua mente um medo ou a memória de um trauma? Em camundongos, isso já é possível. E o método é tão simples que logo será adotado por psiquiatras e terapeutas.
O experimento, feito por cientistas de Helsinque e Nova York, baseou-se em duas descobertas feitas nos últimos anos. A primeira é que, tanto em animais quanto em seres humanos, é muito mais fácil reverter medos e traumas psicológicos durante a infância, enquanto o sistema nervoso está em desenvolvimento. Nesse período, os cientistas acreditam que os neurônios possuem um maior grau de plasticidade e podem ser moldados mais facilmente por novas experiências (é por isso que é mais fácil aprender uma segunda língua na primeira infância).
Leia a matéria completa (clique)
Fonte: Estadão.